Na medida em que as obrigações empresariais se tornam uma constante na rotina do micro e pequeno empreendedor e ele não consegue manter seus débitos operacionais em dia, a saída é recorrer ao fomento mercantil para evitar que seu negócio se torne ainda mais fragilizado e vulnerável.
Para evitar a falência e recuperar o equilíbrio das finanças empresariais, a sociedade de fomento mercantil se mostra como uma alternativa bastante vantajosa e promissora em comparação às instituições financeiras, como bancos, cooperativas e sociedades de crédito, por exemplo.
A diferença entre uma empresa de fomento mercantil e uma instituição de fomento tradicional está justamente na sua forma de criar condições para que o micro e pequeno empresário tenha acesso facilitado ao crédito empresarial necessário para equilibrar suas finanças empresariais.
Consiste na aquisição de direitos creditórios (duplicatas e cheques pós-datados), resultantes da venda mercantil ou da prestação de serviços. Com a venda, à vista, de seus ativos à empresa de fomento, a empresa se capitaliza e, com o dinheiro recebido, aumenta o seu poder de negociação nas compras, também à vista.
Também chamado de fomento para aquisição de matéria-prima e insumos, consiste na intermediação e compra junto ao fornecedor de matéria-prima e insumos para reposição de estoques.
Como o pagamento ao fornecedor é efetuado à vista o poder de negociação é aumentado significativamente, obtendo-se descontos consideráveis.
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